
DATA: 23 e 25 de março
TEMA: Cultura, arte e trabalho: Um patrimônio cultural que vive em cada um de nós (parte 1).
OBJETIVOS
- Compreender que somos seres culturais e que fazemos a história da cultura, da arte e do trabalho, ao fazer a nossa própria história (somos artistas da/na vida).
- Perceber a relação, implícita, entre cultura, arte e trabalho (a arte expressa valores e os valores se expressam na arte).
- Conhecer, pelo menos, uma pequena parte do que outras sociedades produziram em relação a arte e a cultura (patrimônio cultural da humanidade).
- Saber como esse Patrimônio Cultural está presente nas nossas vidas.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
- Acolhida;
- exibição de vídeo (“Torcida”);
- debate sobre cultura, arte e trabalho em diferentes sociedades;
- relaxamento;
- debate sobre o patrimônio cultural da humanidade (tudo que foi produzido através da cultura).
OBJETIVOS
- Compreender que somos seres culturais e que fazemos a história da cultura, da arte e do trabalho, ao fazer a nossa própria história (somos artistas da/na vida).
- Perceber a relação, implícita, entre cultura, arte e trabalho (a arte expressa valores e os valores se expressam na arte).
- Conhecer, pelo menos, uma pequena parte do que outras sociedades produziram em relação a arte e a cultura (patrimônio cultural da humanidade).
- Saber como esse Patrimônio Cultural está presente nas nossas vidas.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
- Acolhida;
- exibição de vídeo (“Torcida”);
- debate sobre cultura, arte e trabalho em diferentes sociedades;
- relaxamento;
- debate sobre o patrimônio cultural da humanidade (tudo que foi produzido através da cultura).
DATA: 30 de março e 01 de abril
TEMA: Cultura, arte e trabalho: Um patrimônio cultural que vive em cada um de nós (parte 2).
OBJETIVOS
- Compreender a importância do planejamento;
- Perceber como o planejamento está presente nas obras de arte e nas nossas vidas;
- Compreender os conflitos sociais que giram em torno da memória e da cultura.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
- Acolhida;
- Apresentação e exibição do vídeo “Poeira das Estrelas” (primeiro episódio - sobre os mitos de origem);
- debate sobre o vídeo.
- Apresentação e exibição de filme (“Saneamento Básico”);
- debate sobre o filme.
- Atividade prática sobre planejamento (Divide a turma em grupos e entrega folhas de papel A4 para desenharem uma parte do corpo humano (representando partes do planejamento). Cada grupo fica responsável por uma parte diferente (cabeça, braços, pernas, tronco, etc); Depois junta as partes do corpo humano e observa como ficou o boneco/planejamento (feito sem comunicação entre os grupos);
- Debate sobre planejamento;
- Apresentação e exibição de filme “Nova Jaguaribara: Nos caminhos da Memória”;
- debate sobre o filme.
OBJETIVOS
- Compreender a importância do planejamento;
- Perceber como o planejamento está presente nas obras de arte e nas nossas vidas;
- Compreender os conflitos sociais que giram em torno da memória e da cultura.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
- Acolhida;
- Apresentação e exibição do vídeo “Poeira das Estrelas” (primeiro episódio - sobre os mitos de origem);
- debate sobre o vídeo.
- Apresentação e exibição de filme (“Saneamento Básico”);
- debate sobre o filme.
- Atividade prática sobre planejamento (Divide a turma em grupos e entrega folhas de papel A4 para desenharem uma parte do corpo humano (representando partes do planejamento). Cada grupo fica responsável por uma parte diferente (cabeça, braços, pernas, tronco, etc); Depois junta as partes do corpo humano e observa como ficou o boneco/planejamento (feito sem comunicação entre os grupos);
- Debate sobre planejamento;
- Apresentação e exibição de filme “Nova Jaguaribara: Nos caminhos da Memória”;
- debate sobre o filme.
DATA: 06 de abril
TEMA: Estética da morte ou estética da vida? A arte do nazismo e o perigo dos pequenos facismos cotidianos (preconceitos).
OBJETIVOS:
- Entender a relação entre arte e sociedade;
- Perceber que a ciência, a filosofia e a estética não são neutras (podem está a serviço do amor, da vida, do respeito ou da morte. Depende da ocasião).
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
- trecho do filme “O Julgamento de Nuremberg”
- Exposição do tema estética, poética e erótica facista;
- Debate sobre estética, poética e erótica da morte (nazismo e guerras) e estética, poética e erótica do pós-guerra (direitos humanos, diversidade, meio-ambiente).
- Debate sobre os “fascismos cotidianos” (racismo, machismo, homofobia, xenofobia, etnocentrismo, etc).
OBJETIVOS:
- Entender a relação entre arte e sociedade;
- Perceber que a ciência, a filosofia e a estética não são neutras (podem está a serviço do amor, da vida, do respeito ou da morte. Depende da ocasião).
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
- trecho do filme “O Julgamento de Nuremberg”
- Exposição do tema estética, poética e erótica facista;
- Debate sobre estética, poética e erótica da morte (nazismo e guerras) e estética, poética e erótica do pós-guerra (direitos humanos, diversidade, meio-ambiente).
- Debate sobre os “fascismos cotidianos” (racismo, machismo, homofobia, xenofobia, etnocentrismo, etc).
DATA: 13 e 15 de abril
TEMA: Teatro: Histórias, dramas, arquiteturas e sentimentos
OBJETIVOS:
- Conhecer um pouco da História do Teatro;
- Perceber a relação entre a arte e a sociedade;
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
- apresentação de poesia (“Ser Ator” - Wellington), cordel (“Entre o Choro e o Riso: A História do Teatro em Versos”) e fotos (de teatro gregos e romanos)
- Exposição do tema História do Teatro;
- Debate sobre a relação entre arte e sociedade em diferentes períodos históricos.
OBJETIVOS:
- Conhecer um pouco da História do Teatro;
- Perceber a relação entre a arte e a sociedade;
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
- apresentação de poesia (“Ser Ator” - Wellington), cordel (“Entre o Choro e o Riso: A História do Teatro em Versos”) e fotos (de teatro gregos e romanos)
- Exposição do tema História do Teatro;
- Debate sobre a relação entre arte e sociedade em diferentes períodos históricos.
DATA: 27 DE ABRIL
TEMA: Arte, sociedade e gênero ou “O Sorriso de Monalisa” numa cultura machista
OBJETIVOS:
- Perceber como a arte muda de acordo com o artista, a época e o lugar em que foi produzida.
- Entender a historicidade dos artistas e das obras e observar, a partir do filme, como os pintores que são reconhecidos (hoje) eram tratados no passado.
- Problematizar as relações de gênero e perceber os papeis homem/mulher, hetero/homo, como estereótipos que são construídos e reproduzidos socialmente.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
- Apresentação do tema;
- Exibição do filme: “O Sorriso de Monalisa”
- Debate sobre o filme;
- Debate sobre História da arte e relações de gênero.
- Exposição e debate sobre “estética da existência”, “erótica da vida” e “poética da diversidade” (luta contra o racismo, o machismo e a homofobia).
OBJETIVOS:
- Perceber como a arte muda de acordo com o artista, a época e o lugar em que foi produzida.
- Entender a historicidade dos artistas e das obras e observar, a partir do filme, como os pintores que são reconhecidos (hoje) eram tratados no passado.
- Problematizar as relações de gênero e perceber os papeis homem/mulher, hetero/homo, como estereótipos que são construídos e reproduzidos socialmente.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
- Apresentação do tema;
- Exibição do filme: “O Sorriso de Monalisa”
- Debate sobre o filme;
- Debate sobre História da arte e relações de gênero.
- Exposição e debate sobre “estética da existência”, “erótica da vida” e “poética da diversidade” (luta contra o racismo, o machismo e a homofobia).
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MAIS INFORMAÇÕES:
PROJOVEM E MDS (MINISTÉRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL)
MATERIAL DE APOIO DO PROJOVEM (DOWNLOAD)
PROJOVEM E MDS (MINISTÉRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL)
MATERIAL DE APOIO DO PROJOVEM (DOWNLOAD)
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